- Mobilidade
- Mobiliário
- Ortopedia
- Incontinência
- Acessibilidade
- Descartáveis
- Higiene
- Pediatria
- Meias / Calçado
- Alimentação
- Anti-escaras
- BLOG
A pele é o maior órgão do corpo humano e protege o corpo contra agressões externas. Por isso, o cuidado com ela e proteção deve ser uma prioridade. Muito principalmente quando se trata da pela dos idosos.
Durante o processo de envelhecimento da pele (que aproximadamente se inicia aos 25 anos), surgem rugas em várias zonas do rosto, (mais visíveis no canto dos olhos, testa, maçãs do rosto e entre o nariz e o lábio superior), pele flácida (que provoca alterações na fisionomia do rosto concedendo um ar triste e cansado, situação que pode reduzir a autoestima do idoso), pele seca, fina e baça, manchas da idade e muitas vezes dificuldade de cicatrização, que pode levar a infeções diversas.
Pele seca, fina e sem brilho: relacionada com a redução da densidade e elasticidade da pele. Por vezes, a pele dos idosos também pode tornar-se mais espessa e amarelada em zonas como o pescoço.
Estas mudanças naturais, podem ser mais ou menos acentuadas e mais ou menos rápidas em função de vários fatores.
Fatores internos: Genética, doenças, lesões e cicatrizações, (aqui alerta-se para a importância que tem a Diabetes neste processo)
Fatores externos: Exposição exagerada ao sol e à poluição
Estilo de vida: Hábitos como o tabaco, o consumo exagerado de álcool, pouco descanso e alimentação desequilibrada, também contribuem grandemente para o envelhecimento da pele
Quais os cuidados a ter com a pele do idoso?
Higiene diária
O banho não deve ser muito demorado, utilizando água tépida e um sabonete com PH adequado e recurso a produtos hipoalergénicos. No fim, utilizar um bom hidratante
Sempre que possível deve-se praticar algum exercício físico, o que contribui para uma boa circulação sanguínea e, por sua vez, para o transporte de nutrientes para a pele;
Usar protetor ou bálsamo labial para evitar cieiro e lábios gretados;
No caso dos homens, o barbear deve ser feito no sentido do crescimento do pelo e nas zonas sensíveis, como o pescoço, é necessária uma atenção redobrada para evitar cortes;
Dormir o número de horas aconselhadas é essencial para a saúde, pelo que o efeito de um repouso com menos horas de sono pode refletir-se na pele.
Nesta fase é frequente o recurso a produtos descartáveis devido a alguma incontinência. É de extrema importância a sua mudança e mais ainda o recurso de produtos de qualidade, respiráveis e que mantenham a humidade afastada do corpo.